quinta-feira, 10 de abril de 2008

Como todo cidadão, o aluno deve conhecer as leis de seu interesse ...

ORIGEM DA ARTICULAÇÃO: http://www.une.org.br/

Ouvidoria do Estudante


Como todo cidadão, o aluno deve conhecer as leis de seu interesse e os mecanismos disponíveis para reivindicar os seus direitos e se prevenir contra abusos e irregularidades.

As queixas dos estudantes cresceram tanto nos últimos anos que a UNE e a UEE-SP (União Estadual dos Estudantes), por meio dos seus respectivos departamentos jurídicos, criaram um canal direto com os estudantes: a Ouvidoria.

Por meio deste serviço, as entidades estudantis oferecem, gratuitamente, assessoria jurídica especializada a todos que precisam de orientação e esclarecimentos sobre questões de matrícula e mensalidades, meia-entrada, atuação das entidades estudantis, bolsas, financiamento, taxas irregulares, reconhecimento do curso pelo MEC, dúvidas sobre sanções pedagógicas, entre outros temas.

A iniciativa funciona não apenas no sentido de amparar e auxiliar os alunos, mas para que as entidades conheçam a realidade que cerca os estudantes brasileiros, muitas vezes prejudicados pela falta de fiscalização e regulamentação, principalmente, nas instituições privadas de ensino superior.

Os advogados das entidades verificam cada reclamação e prestam orientação sobre a melhor forma de procedimento. Após o cadastramento, a reclamação é analisada e avaliada. Dependendo do caso, a questão é encaminhada para o Procon. A Ouvidoria funciona em parceria com a Fundação Procon-SP, órgão que atua em grande parte dos municípios paulistas. Apesar disso, estudantes de outros estados também podem ligar e tirar suas dúvidas.

Para submeter a sua dúvida ou seu caso à Ouvidoria do Estudante, entre em contato pelo telefone (11) 5082.4341 ou envie um email para ouvidoriadoestudante@hotmail.com

Horário de funcionamento: 9h às 12h e 14h às 18h

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